show menu
chi-kung

Chi Kung (Qigong)

O Luohan Chi Kung, é uma escola de Chi Kung que está integrada num sistema mais vasto denominado Choy Lee Fut, que engloba artes marciais , medicina tradicional chinesa e tradição popular chinesa.

Chi Kung significa "trabalho de energia", e terá surgido há pelo menos 2500 anos na China antiga, pela mão de um monge indiano, Bodhidharma (Ta Mo), nos templos de Shaolin.

Ao longo dos tempos foi-se desenvolvendo um vasto sistema que engloba toda uma variedade de exercícios, agrupados em formas (Kuens) que são utilizados para fins específicos: fortalecimento dos tendões e músculos, trabalho da respiração, meditação, aplicações terapêuticas e fins marciais.

O Luohan Chi Kung engloba ciência médica popular, religião/filosofia (Taoismo/Budismo), e condutas de moral (Confucionismo).

O Luohan Chi Kung como exercício interno, utiliza movimentos, controlo da respiração e da mente para activar a circulação do Qi ao longo dos meridianos (canais) do corpo; na componente de exercício externo, visa obter um corpo forte e vigoroso, desenvolvendo as capacidades físicas do praticante.

Formador: Professor Miguel Assunção